UNIP
Eliane Veloso Nóbrega (B57681-2)
ECONOMIA: microeconomia e macroeconomia
Goiânia - GO
2013
MICROECONOMIA
A microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos. Portanto, ocupa-se da forma como as unidades individuais que compõem a economia – consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens particulares etc. – agem e reage uma sobre as outras.
A microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação e preços no mercado, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
A análise microeconômica preocupa-se com a formação de preços de bens e serviços em mercados específicos e predomina a visão de mercado como um todo.
A abordagem econômica se diferencia da contábil mesmo quando são tratados os custos de produção, pois o economista analisa não só os custos efetivamente incorridos, mas também aqueles decorrentes das oportunidades sacrificadas, ou seja, os custos de oportunidade ou implícitos. Os custos de produção do ponto de vista econômico não são apenas os gastos ou desembolsos financeiros incorridos pela empresa (custos explícitos).
Os agentes da demanda – os consumidores – são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que maximize sua função utilidade, ou seja, seu grau de satisfação no consumo. A empresa ou estabelecimento comercial é a combinação realizada pelo empresário dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizado para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo. Toda a renda pertence às famílias, o que inclui os proprietários das empresas.