Uninorte
Faculdade Barão Do Rio Branco – FAB
Educação Física - LICENCIATURA
Jéssica Kallyna Nascimento Barreto de Oliveira
Metodologia do Ensino de Lutas
Professor: Joy
Sala: 111
Bloco: D
Rio Branco
2014
Okinawa É a maior das ilhas de um arquipélago situado ao sul do Japão: as Ilhas Ryukyu. Esta região, que atualmente forma a província de Okinawa, constituía um reino independente até o final do século XIX, quando foi anexada ao império japonês.
As características geográficas de Okinawa contribuíram para que seu povo desenvolvesse uma vocação especial para a navegação. Devido à proximidade com a Ásia continental, Okinawa desfrutou de um próspero comércio marítimo entre os séculos XIV e XVI. Estas relações comerciais não só traziam riqueza para a ilha como também proporcionavam um intenso intercâmbio cultural entre os cidadãos de Okinawa e o resto da Ásia (sobretudo com a China e com o Japão).
Acredita-se que o Kenpo (boxe chinês) tenha chegado a Okinawa como conseqüência deste intercâmbio, trazido tanto por especialistas chineses que porventura passavam por Okinawa como também através de cidadãos de Okinawa que retornavam para casa após tê-lo aprendido em solo chinês. Este "novo" sistema de luta importado da China logo despertou um grande interesse por parte dos okinawanos, que por sua vez passaram a combiná-lo com outros sistemas de luta locais, dando origem a um novo sistema que passou a ser conhecido como Okinawa-Te (Mãos de Okinawa) ou To-De (Mãos Chinesas), sendo que este último fazia referência à origem chinesa da arte.
Pouco se sabe sobre a história do desenvolvimento do Okinawa-Te, mas há um consenso de que um fator tenha contribuído de forma significativa para tal: a proibição do uso de armas em Okinawa. No início do século XV, Okinawa foi unificada e o então rei Hashi da dinastia Sho ordenou que todas as armas do reino fossem confiscadas, baixando também um decreto que fazia da posse