uniformes segurança do trabalho
A jaqueta e calça usadas por um bombeiro têm que ser feitas a partir de materiais que resistam à calor intenso. Fibra de aramida é uma fibra sintética que é conhecida por sua força e resistência ao calor. Nomex é o nome comercial para roupas de fibras de aramida, e este tipo de material é utilizado na confecção de roupas de bombeiros. Nomex é frequentemente combinada com Kevlar para aumentar a resistência do material.
Capacete de bombeiro
O capacete de bombeiro é feito de materiais que ajudam na proteção contra impactos fortes. Ele é projetado para proteger o usuário de lesões na cabeça que podem ser causadas por queda de objetos dentro de um edifício em colapso, por exemplo. Para manter a luz do capacete, o escudo é feito de fibra de carbono e plástico combinado com um forro de Kevlar para uma resistência extra. No interior do capacete há uma almofada amortecedora de borracha forrada com algodão e Nomex.
Botas de bombeiros
As botas usadas pelos bombeiros são confeccionadas com couro ou borracha, e são quimicamente tratadas, de modo que elas retardam o fogo. Botas de bombeiros estão equipadas com uma biqueira de aço para proteger o usuário de qualquer coisa caindo sobre seus pés. Elas também possuem uma sola reforçada, que é projetada para ser capaz de resistir a uma punção de um objeto afiado que possa ferir os pés de quem as está usando.
Luvas de bombeiros
Dependendo do tipo de situação que um bombeiro tem lidar, ele deve usar luvas de trabalho pesado ou luvas de combate a incêndios. Para o trabalho, que não envolve altas temperaturas, luvas de couro são usadas. Quando estão combatendo um incêndio diretamente, são usadas luvas apropriadas. Elas são feitas de Kevlar e muitas vezes utilizam um revestimento de spandex para uma maior flexibilidade.
Perguntas interdisciplinares
Legislação e Normas1- Tendinite é uma inflamação nos membros que acomete muitos profissionais que executam movimentos repetitivos como por exemplo um