Unifei
Marcus Vinícius de Assis – 24615 – ECI – Equipe 3 – Turma P6
Memorial Descritivo do Levantamento de Campo
O Método do Caminhamento consiste na medida dos lados sucessivos de uma poligonal e na determinação dos ângulos formados entre estes perante o perímetro da própria poligonal, ou melhor, caminhando sobre ela. O método embora seja trabalhoso, garante muita precisão na obtenção de dados já que se adapta a todo tipo de extensão de área, grandes ou acidentadas.
Neste tipo de levantamento as distâncias são obtidas por estadimetria (não diretamente) utilizando-se equipamento adequado. Os ângulos horizontais são obtidos por dois processos: por deflexões, as quais permitem o cálculo dos Azimutes, ou utilizando-se os ângulos internos dos vértices da poligonal.
Com os dados obtidos em campo, é possível determinar os erros acidentais em ângulos e distâncias durante seu processo de obtenção para verificação se estes são aceitáveis no tipo de levantamento objetivado.
Os equipamentos utilizados neste levantamento foram: * Estação Total (Kit completo contendo o próprio aparelho, tripé, trena e bateria reserva.) * Prisma Espelhado
Foi ensinado aos alunos nas aulas e laboratórios práticos da disciplina GEO001- Geomática, tanto o procedimento de montagem e desmontagem, quanto o nome e função dos componentes da Estação Total e sua interface digital.
O procedimento em campo se deu em estacionar a Estação Total em um ponto de referência M01, o qual já se sabia as coordenadas.
Posteriormente estacionou-se o equipamento no ponto P1, utilizando o ponto M01, obteve-se a ré. Depois colocou-se o prisma no ponto P3 para a obtenção da vante.
Mais adiante estacionou-se a estação total no ponto P3, com o ponto anterior (P1) obteve-se a ré e com o prisma no ponto P8, obteve-se a nova vante.
O quarto processo se deu em estacionar a estação total no ponto P8, obtendo a ré no ponto P3 e a vante no ponto posterior P1.