uniderp
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADO
CONTABILIDADE GERAL
MARIA CRISTINA DORNELES – RA 390336
CRISTIANO DA SILVA LACERDA - RA 363986
RAFAEL MASSERON OVERBECK – RA 396517
RICARDO VIANNA PACHECO JUNIOR – RA 391848
MARCOS ROGÉRIO DOS SANTOS – RA 365711
TÍTULO
TUTOR À DISTÂNCIA: PROFª. GISELE ZANARDI
Porto Alegre/RS, 22 de Abril de 2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
03
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é uma Ciência Social, uma vez que estuda objetos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas e pode ser considerada como um Sistema de Informação destinado a prover seus gestores com dados para ajudá-los no processo decisório em uma empresa.
A função essencial da Contabilidade não se alterou ao longo do tempo, muda sim para acompanhar a evolução da economia e dar maior confiabilidade as informações e aprimorar as demonstrações contábeis, sendo uma das áreas com amplo leque de opções e que mais oferecem oportunidades no mercado de trabalho.
O objetivo maior da contabilidade é permitir o estudo e o controle do patrimônio das entidades econômico-administrativas. A partir da avaliação da situação econômica e financeira da entidade, poderão ser projetadas suas tendências futuras. Se necessário for, poderão ser corrigidas os rumos da entidade por meio de gestões administrativas visando a tal fim, com a finalidade de melhorar os resultados a serem alcançadas.
Porém, este século, está ficando marcado com os avanços da tecnologia, e com isso o ritmo das informações se propagam em uma velocidade vertiginosa. Com o advento da informatização, aufere melhor resultado. Quem consegue acompanhar esse ritmo agitado aplicado pela sociedade atual, está a frente de se qualificar e aperfeiçoar. A ferramenta que dá esse conhecimento necessário é a Contabilidade. Essa ciência busca mensurar, condensar, testar a veracidade e fazer a análise dos dados econômicos de uma organização. O