QUIMICA
4.1-DEFINIÇÕES DOS VINHOS
Vinho
O vinho é o produto resultante da fermentação alcoólica do mosto da uva fresca, sã e madura.
Histórico
É impossível apontar com precisão o local e a data em que o vinho foi feito pela primeira vez. Estudiosos supõem que a bebida seja conhecida há milhares de anos, desde a era primitiva do homem nômade. Em escavações realizadas por arqueólogos na Turquia, na Síria, no Líbano e na Jordânia foram encontradas sementes de uvas da Idade da Pedra (Período Neolítico B), que datam cerca de 8000 anos a.C. Há inúmeras lendas que contam como teria começado a produção de vinhos e a primeira delas está no Velho Testamento.
Os primeiros países latinos a receber sementes de uvas foram: Estados Unidos, Argentina, Chile e Brasil. Quem trouxe as uvas para as Américas foi Cristóvão Colombo na sua segunda viagem às Antilhas em 1493, e se espalhou a seguir para o México e sul dos Estados Unidos e às colônias espanholas da América do Sul. No Brasil as videiras foram trazidas da Ilha da Madeira (Portugal) em 1532 por Martim Afonso de Souza e plantadas por Brás Cubas inicialmente no litoral paulista, e depois, em 1551, na região de Tatuapé.
A partir do século XX a elaboração dos vinhos tomou novos rumos com o desenvolvimento tecnológico na vinicultura e na enologia, propiciando conquistas tais como o cruzamento genético de diferentes cepas de uvas e do desenvolvimento de cepas de leveduras selecionadas geneticamente, a colheita mecanizada, a fermentação "a frio" na elaboração dos vinhos brancos. Hoje as variedades de vinhos são tantas que é impossível deixar de agradar aos mais diferentes gostos.
Principais tipos de vinho
1. Classificados como classe:
1.1. Vinhos de consumo:
• Vinhos de mesa: é o vinho com graduação alcoólica de 10° a 13° GL. São elaborados a partir das uvas Americanas Hibridas e/ou Viníferas e entregues ao consumo após sua elaboração, isto é, não passam pelo processo de envelhecimento.
•