Unidades HD
Unidade de Disco Rígido, popularmente chamado também de HD, é a parte do computador onde são armazenados os dados. No disco rígido as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por isso, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, SAS.
Histórico: O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1956, e foi lançado em 1957. Era formado por 50 discos magnéticos contendo uma capacidade de 5 megabytes. Este primeiro disco rígido foi chamado de 305 RAMAC e tinha dimensões de 152 centímetros de comprimento, 172 centímetros de largura e 74 centímetros de altura.
Em 1973 a IBM lançou o modelo 3340 Winchester, com dois pratos de 30 megabytes. Ainda no início da década de 1980, os discos rígidos eram muito caros e modelos de 10 megabytes custavam quase 2 mil dólares, enquanto em 2009 compramos modelos de 1.5 terabyte por pouco mais de 100 dólares. Ainda no começo dos anos 80, a mesma IBM fez uso de uma versão pack de discos de 80 megabytes.
No século XXI o uso desse tipo de disco foram expandidas e agora são usados em câmeras, filmadoras, iPod, MP3 player, videogames e principalmente em celulares. Devemos lembrar que atualmente o disco rigido não é só interno, existem também os externos, que possibilitam o transporte de grandes quantidades de dados entre computadores sem a necessidade de rede.
Tipos/Modelos:
HD IDE ou PATA
Estes são os discos mais antigos e utilizam um cabo maior para a transmissão de dados. Os discos IDE utilizam cabos de energia de quatro pinos, presentes na maioria das fontes padrão, são grandes, pesados e possuem menor capacidade de armazenamento.
HD SATA
O novo padrão de HD é o SATA e reconhecê-lo é bem