Hd
Para instalar um HD novo em seu micro:
Você precisa ter em mãos um disk-boot (que contenha: command.com, io.sys, msdos.sys, fdisk.exe, format.com, edit.com, scandisk.exe, scandisk.ini, himem.sys). Identifique o cabo do HD que vem com o kit da placa-mãe. É um cabo de 40 vias para HDs IDE, ou 50 vias para HDs SCSI ou ainda de 68 vias para HDs Ultra2 SCSI.
No caso de ser apenas um HD IDE (Integrated Drive Eletronics):
1. Configure os jumpers do HD para MASTER (padrão fábrica). O cabo do HD possui um tipo de marcação em uma das suas vias. A qual geralmente é avermelhada e está indicando a via 1 que deve ser conectada ao pino 1 do HD e ao pino 1 da placa-mãe.
2. Ligue o Computador com o disk-boot no driver “A”. e aperte a tecla “DEL” para entrar no BIOS da máq.
3. Entre em “IDE HDD AUTO DETECTION” e deixe o micro detectar sozinho o HD. Logo após aperte ‘ESC” para sair.
4. Entre em “STANDARD CMOS SETUP” e na tabela correspondente ao HARD DISKS Primary Master acione o Type “USER” com a tecla Page Up ou Page Down. Aperte a tecla “F10” e “Y” para salvar as alterações e sair.
5. Deixe-o inicializar até parar no Prompt do driver “A”. Digite FDISK. Passo1 - Acione opção “1” para criar partição do DOS. Depois acione “1”, para criar partição primária do DOS (ele verificará o tamanho total do HD e perguntará se deseja utilizar o tamanho total do disco. Responda “S” (no caso de ser um HD de 3.2GB). ATENÇÃO: O MS-DOS não reconhece HDs com mais de 2.1GB, portanto, para você utilizar o espaço total do seu disco-rígido você terá que utilizar uma versão do FDISK mais avançada como o do Win95 de 1996. Se você não conseguir esta versão, crie várias partições com unidade de disco diferentes (ex: D,E,H,J). Passo 2 - No menu, acione opção “2”, para definir partição Ativa e saia do Fdisk
6. Unidade “C” já existe, mas o tipo de mídia é inválido (é como um disquete não formatado). Digite A:\>FORMAT C: /S (onde “FORMAT” é o comando, “C:” - unidade a ser formatada, e