Unidades de Medidas e Incerteza
Para se fazer uma medida de uma grandeza é necessário, primeiramente, padronizar as unidades que serão medidas, evitando divergências. Antes de ser criada as unidades medidas padrões utilizadas hoje em dia, eram feitas de maneira arbitrária. Em cada país eram utilizadas diversas referências para efetuar as medidas, ate partes do corpo de algum rei. Foi na França que surgiu os primeiros padrões de medidas entre eles o metro e o quilograma. Anos depois foi estabelecido o sistema métrico internacional denominado Sistema Internacional (SI), todos os países adotaram o SI, exceto Myanmar, Libéria e os Estados Unidos.
- O SI possui 7 padrões de unidades básicas:
Grandeza
Unidade
Comprimento metro (m)
Massa
quilograma (kg)
Tempo
segundo (s)
Corrente Elétrica ampere (A)
Temperatura
kelvin (K)
Quantidade de Matéria mol Intensidade Luminosa
Candela (cd)
Sendo que as unidades básicas de medidas, em Mecânica, são as medidas de comprimento, tempo e massa, conhecidas como MKS. Conforme a definição de Maria Antonieta T. De Almeida em Introdução às Ciências Físicas,
" - tempo: o segundo (s) é a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do átomo de césio 133.
- comprimento: o metro (m) é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de segundo.
- massa: o quilograma (kg) é a unidade de massas; é a massa do protótipo internacional do quilograma." Uma observação a ser feita em relação ao protótipo do quilograma é o fato de necessitar outro padrão de massa por estar em conflito com as medições realizadas durante 100 anos. Outras alternativas para padronizar o quilograma são: a balança elétrica (watt balance), a levitação de um metal supercondutor, o número de Avogadro, e a acumulação de íons.
Incerteza numa medida experimental
Toda medição a ser feita esta a sujeita a incerteza da medida ou erro da