Unidades e Incerteza em Medidas Experimentais
Instituto de Ciências Exatas
Beatriz Vitorino Resende – 201259001C
Unidades e Incertezas em Medidas Experimentais
Juiz de Fora - MG
Outubro/2013
Sistemas de Unidades Físicas
O Sistema internacional de unidades de medidas, denominado SI, deriva do sistema métrico concebido na época da revolução francesa em 1789. O grupo de cientistas que propôs o sistema métrico incluía Lavoisier.
Este sistema é adotado por diversos países do mundo e é baseado em sete unidades básicas de medidas, as quais estão representadas na Tabela 1.
TABELA 1: As sete unidades básicas de medidas
Nas ciências experimentais, estamos envolvidos com análises de resultados de medições, esses resultados são expressos em números os quais estão associados às grandezas físicas que queremos medir. Quando realizamos uma medida experimental, definimos um valor numérico o qual acreditamos estar próximo probabilisticamente do valor real da grandeza, atribuindo a este uma margem de segurança, ou seja, o valor mais provável a menos de uma incerteza. Sendo assim, utiliza-se a Teoria de Erros para obter o valor da medição em um experimento, o mais próximo possível do valor real com erro cometido estimado.
Classificação das Grandezas Físicas
As grandezas físicas, são classificadas em duas categorias:
1) Grandeza física fundamental: são aquelas que independem uma das outras. Ex: tempo, comprimento, massa, temperatura etc.
2) Grandezas derivadas: são todas aquelas não fundamentais. Ex: velocidade, aceleração etc.
Medidas de uma Grandeza
A medida de uma grandeza pode ser Direta ou Indireta. A medida direta, é o resultado da leitura mediante o uso de um instrumento de medida. Ex: medida de um comprimento com uma régua graduada, medida de um determinado tempo utilizando o cronômetro. Já a medida indireta, é aquela resultante da aplicação de uma relação matemática. Ex: