Unidade web
(São Paulo, SP)
Endereço: Rua Santa Cruz, 325, Vila mariana – São Paulo – SP
Número de Processo: 1121-T-84
Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico
Inscrição: 094
Data: 14/08/1986
Livro de Belas Artes
Inscrição: 579
Data: 14/10/1986
www.ipham.gov.br
A Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de autoria do arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik (1896–1972), projetada em 1927 e construída em 1928, é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. Destituída de qualquer ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra era tão impactante para a época que, para conseguir obter aprovação junto à prefeitura, o arquiteto apresentou uma fachada totalmente ornamentada, e após a conclusão da obra, alegou falta de recursos para completá-la.
Durante a construção da casa, Warchavchik se deparou com alguns problemas devidos as limitações técnicas do país. Teve de vencer dificuldades como o alto preço dos materiais, cimento, vidro e ferro e com a falta de uma indústria de acessórios construtivos típicos da arquitetura moderna. Além disso, teve de se transformar em mestre de obras, uma vez que o Brasil não possuía uma mão-de-obra preparada para essa inovação, para isso ele montou oficinas para execução de esquadrias de madeira lisa e com a ajuda de um mestre de marcenaria alemão, introduziu no país a madeira compensada, a alvenaria também não pôde ser feita de concreto armado, mas de tijolo revestido por cimento branco.
Participantes da semana de trabalho opinaram sobre o sucesso de Warchavchik, ao conseguir uma essência nacional sem comprometer o objetivo de romper com os elementos tradicionais da