Unidade web
– “Imprensa Cão de Guarda”(Watch-Dog) – Parte integrante do Sistemas de Peso e Contra-pesos dos regimes democráticos
Ex.: O Caso “Watergate” – Washington Post (EUA) e Collorgate(Brasil).
Em 18 de Junho de 1972, o jornal Washington Post noticiava na primeira página o assalto do dia anterior à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na capital dos Estados Unidos.[1] Durante a campanha eleitoral, cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalaraparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata, foram apreendidas fitas gravadas que demonstravam que o presidente tinha conhecimento das operações ilegais contra a oposição. Eles foram informados por uma pessoa conhecida apenas por Garganta profunda (Deep Throat) que revelou que o presidente sabia das operações ilegais. dentidade de "Garganta Profunda" foi desconhecida, até que a 31 de Maio de 2005 o ex-vice-presidente do FBI, W. Mark Felt, revelou que era o Garganta. Filme: todos os homens do presidente.
* Indústria Cultural – a informação é uma mercadoria colocada a disposição dos leitores/telespectadores/ouvintes pelos MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
“(...) Enfim, essa Hilton, como Diana entendeu que ela é a notícia e que a notícia tem preço. Com isto, os meios de comunicação em todo o mundo se dispuseram a expor e a vender essa mercadoria, que também rende em termos de audiência. E perpassando os olhos criticamente pelas várias seções dos jornais, uma coisa terrível se me afigurou e já não se sabia a diferença entre os anúncios expressamente tidos como anúncios e esse outro produto difuso e perverso cultivado pela cultura chamada de pós-moderna; e algo começou a se elaborar no meu inconsciente até que surgisse aquela frase reveladora e arrepiante: "Notícia como mercadoria"”.
Daquilo que era a eventual