Unidade Lógica Artimética
Unidade Lógica Artimética
A Unidade Central de Processamento (UCP) - Central Processing Unity - CPU
Unidade existente no interior do processador, responsável por cálculos artiméticos (tais como adição e subtração) e comparações lógicas. É a responsável pelo processamento e execução dos programas.
As funções da UCP são: executar as instruções e controlar as operações no computador. A unidade central de processamento é o "cérebro" do computador.
Estrutura
A UCP é composta de várias partes distintas, que são a unidade de controle, a unidade lógica e aritmética e um conjunto de registradores. A Figura 7 ilustra uma UCP genérica.
Diagrama esquemático da UCP.
Funções
Tabela 1: Funções da ULA
M = 0 Lógica
S1
S0
C0
FUNÇÃO
OPERAÇÃO (bit a bit)
0
0
X
AiBi AND
0
1
X
Ai + Bi
OR
1
0
X
AiÅ Bi
XOR
1
1
X
(AiÅ Bi)’
XNOR
M = 1 Aritmética
S1
S0
C0
FUNÇÃO
OPERAÇÃO
0
0
0
A
Transfere A
0
0
1
A + 1
Incrementa A de 1
0
1
0
A + B
Adiciona A e B
0
1
1
A + B + 1
Incrementa a soma de A e B de 1
1
0
0
A + B'
A mais complemento de B
1
0
1
A - B
Subtrai B de A (i.e. B' + A + 1)
1
1
0
A' + B
B mais complemento de A
1
1
1
B - A
B menos A (ou A' + B + 1)
Como Funciona
Durante todo o tempo em que o computador está ligado, mesmo quando aparentemente não está "fazendo" nada, o microprocessador executa rigorosa e incessantemente a mesma seqüência de tarefas, um ciclo de operação após outro. Primeiro, lê a instrução armazenada na posição de memória externa cujo endereço está contido no registrador "ponteiro de instruções" e a repassa à unidade de controle. Depois, acrescenta uma unidade ao número contido no ponteiro de instruções (ou seja, o "aponta" para a posição de memória imediatamente posterior, onde presumivelmente está a próxima instrução a ser obedecida). Em seguida, a unidade