Unidade Lógica Aritmética
Unidade Lógica e Aritmética
Alunos: Henrique, Leonardo, Felipe Souza.
Curso: Técnico em Automação Industrial.
Módulo: II Semestre.
Professor: Rui de Oliveira.
Introdução
Neste trabalho mostraremos o conceito básico de uma unidade lógica e aritmética (ULA), sua história desde o surgimento do EDVAC, pelas mudanças em sua composição que vai desde válvulas a semicondutores, as suas funções, tudo de forma simples e objetiva. Mostraremos seu funcionamento tendo como exemplo a unidade 74181, a mais comum, com esquemas para mostrar o seu funcionamento base e tabelas para identificar como ela executa suas funções.
Conceito
A Unidade lógica e aritmética (ULA) ou em inglês Arithmetic Logic Unit (ALU) é a unidade do processador que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes. Opcode é a referência à instrução que um determinado processador possui para conseguir realizar determinadas tarefas.
Suas especificações e formatos são definidos no conjunto de instruções da arquitetura do processador em questão. É na verdade, uma "grande calculadora eletrônica" do tipo desenvolvido durante a II Guerra Mundial, e sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram construídos.
História
O matemático John Von Neumann propôs o conceito de ULA em 1945, quando escreveu um relatório sobre os fundamentos para um novo computador chamado EDVAC.
A tecnologia utilizada foi inicialmente relés, herança da telefonia, e posteriormente válvulas, herança da radiofonia. Com o aparecimento dos transistores, e depois dos circuitos integrados, os circuitos da unidade lógica e aritmética passaram a ser implementados com a tecnologia de semicondutores.
Em 1946, Von Neumann trabalhou com seus colegas no projeto de um computador para o Instituto de Estudos Avançados de Princeton (Princeton Institute of Advanced Studies -IAS). O computador IAS se tornara o protótipo de muitos computadores.