UNIDADE DID TICA GIN STICA
Referencial teórico
De acordo com as Proposições Curriculares do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, a Educação Física, como uma área de conhecimentos específicos, possui saberes que lhe são próprios, sua especificidade de conhecimentos. Sendo assim seus saberes podem ser reunidos em cinco grandes blocos de conhecimentos: os jogos, brinquedos e brincadeiras, as danças, os esportes, as ginásticas e as lutas, sendo que estes blocos de conteúdos culturais vêm garantindo sentido e significado ao movimento humano ao longo da história, contribuindo para uma formação humana integral do educando.
Diante das possibilidades de saberes a serem ensinados pela Ed. Física e das especificidades das turmas em que desenvolveríamos as atividades, elegemos a Ginástica para ser trabalhada nesta Unidade Didática. Ginástica aqui entendida como uma prática corporal que visa desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo através de rotinas de exercícios físicos e que possuí cinco campos de atuação:
1. Ginásticas de Condicionamento Físico: englobam todas as modalidades que tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo normal e/ou do atleta.
2. Ginásticas de Competição: reúnem todas as modalidades competitivas.
3. Ginásticas Fisioterápicas: responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças.
4. Ginásticas de Conscientização Corporal: reúnem as novas propostas de abordagem do corpo, também conhecidas por Técnicas alternativas ou Ginásticas Suaves (Souza, 1992).. As grandes maiorias destes trabalhos tiveram origem na busca da solução de problemas físicos e posturais.
5. Ginásticas de Demonstração: é representante deste grupo a Ginástica Geral, cuja principal característica é a não-competitividade, tendo como função principal a interação social isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos: motor, cognitivo,