Unidade de Controle Microprogramável
Para entendermos o que é uma Unidade de Controle Microprogramável, necessitamos antes, conhecer o funcionamento interno de um computador e quais componentes o formam.
Um computador digital é formado por três componentes básicos:
·Entrada e Saída
·Memória
·Unidade Central de Processamento
Nesse caso, trataremos diretamente de componentes da Unidade Central de Processamento.
2. Unidade Central de Processamento (UCP)
A UCP (em inglês Central Processing Unit - CPU) é o componente central do computador. É responsável pela execução de um programa atravéz da leitura de instruções da memória e por controlar as operações do computador. Básicamente a UCP é composta por pela Unidade Lógica e Aritmética (UAL) que executa operações sobre o conteúdo dos registros e/ou memória, gerando condições que ocorrem no curso dessas operações; pelos Registradores, que contém registros de propósito geral e específico, visíveis ou não ao programador, interligados por barramentos; e pela Unidade de Controle (UC) que gera sinais de controle apropriados para as operações e o fluxo de dados dentro da UCP, executa instruções e controla os demais componentes do computador. As UCs dividem-se em fixas, microprogramadas e microprogramáveis, sendo estas últimas o objeto de estudo aqui discutido.
3. Unidade de Controle
A Unidade de Controle executa três ações básicas intrinsecas, que são a busca, decodificação e execução de instruções. Assim sendo, todo processador, ao iniciar sua operação, realiza uma operação ciclica, tendo como base essas três ações. O tipo de UC depende do tipo de microprocessador envolvido. Ela pode ser vista com uma máquina interna cuja função é o sequenciamento e controle da execução de instruções, via um conjunto de microoperações que transferem dados entre registradores.
3.1. Implementação da Unidade de Controle
Existem basicamente duas maneiras de implementar uma unidade de controle. A primeira delas utiliza uma Unidade