Unidade de controle microprogramada
Essencialmente, a tarefa da unidade de controle é gerar um conjunto de sinais de controle Para cada microoperação, cada linha de controle que sai da UC pode estar ativada ou desativada, representadas por um bit, 0 ou 1 Desta forma, são construídas palavras de controle, onde cada bit representa uma linha de controle; Cada microoperação pode ser representada por um padrão distinto de bits na palavra de controle. Microinstrução horizontal Existe um bit para cada linha de controle interna do processador e um bit para cada linha de controle do barramento de sistema. Campo de condição: indica a condição sob a qual deve ser efetuado o desvio Campo de endereço da microinstrução: indica o endereço da microinstrução a ser executada, caso o desvio seja efetuado.
Microinstruções verticais Em microinstruções verticais, é utilizado um código para cada ação a ser efetuada, e o decodificador traduz esse código em sinais de controle individuais. Desta forma, microinstruções verticais são mais compactas (menor número de bits) do que as microinstruções horizontais, porém, há um pequeno custo computacional devido a lógica e tempo de atraso necessários pela decodificação.
Execução da microinstrução:
◦ São ativadas todas as linhas indicadas por um bit de valor 1 (as demais são deixadas inativas).
Os sinais de controle resultantes fazem com que uma ou mais microoperações sejam executadas; Se a condição especificada no campo de condição for falsa, é executada a próxima microinstrução da sequência;
◦ Se a condição for verdadeira, a próxima microinstrução a ser executada será aquela no campo de