Unidade 4
Antropologia: A cultura como objeto de estudo
O objetivo da unidade 1 é o estudo da ciência antropológica, que tem a cultura como importante objeto de pesquisa, e possibilita o desenvolvimento de uma atitude aberta ao aprendizado com a alteridade (o “outro”), de modo a estimular o respeito às diversidades culturais.
Apresenta 2 concepções:
Conceituar o que é a ciência antropológica: Tem como objetivo discutir o homem na sua totalidade com vista a compreender a existência humana do ponto de vista biopsicocultural (o homem não é só biológico, é também cultura e é também sociedade).
Destacar a importância do trabalho de campo para o antropólogo. Quais são as etapas de pesquisa. Entender que a antropologia cultural propicia ao ser humano uma atitude mais aberta ao aprendizado com o outro, desse modo estimula o respeito às diversidades culturais.
Antropologia: Estudo do homem na sua totalidade. Estudo das dimensões humanas nos modos de viver na sociedade. O homem é um ser complexo dotado de biológico, se comporta socialmente e desenvolve modos de viver, é nesse trinômio que a antropologia se desenvolve enquanto “ciência social, ciência humana e ciência natural”.
A antropologia tem como base o estudo do homem na sua completude e tem como objetivo discutir a existência humana não do ponto de vista filosófico, mas entender os encaminhamentos que o homem atribui a sua vida e assim os significados que ele atribui ao seu viver, ou seja, o homem é um ser biológico pensante, ele é produtor de culturas e ele participa ativamente da sociedade compartilhando, efetivando e integrando-se aos grupos.
Segundo o sociólogo e antropólogo Edgar Morin “O homem não pode ser visto fragmentado, portanto o homem tem que ser estudado enquanto um ser complexo, cérebro, genética e cultura, um influenciando o outro”.
O homem além de ser um ser racional ele é um ser aprendente que esta sempre aberto a