Unidade 3 da central nuclear almirante álvaro alberto - angra 3
3. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
3.1. QUAL É A DENOMINAÇÃO DO EMPREENDIMENTO?
Denominação oficial : Unidade 3 da Central
Nuclear Almirante Álvaro Alberto - Angra 3. A qual será parte integrante da
Central Nuclear de Angra, onde já se encontram instaladas, e em operação, duas usinas nucleares: a Unidade 1 (Angra 1) e a Unidade 2 (Angra 2).
Com área aproximada de 1.250 ha situa-se no distrito de Cunhambebe, município de Angra dos Reis-RJ.
O local definido para a implantação da usina Angra 3, está situado dentro do sítio da CNAAA, onde estão localizadas as usinas Angra 1 e 2 (em operação), e vem sendo estudado e monitorado desde a década de 70, através de diversos estudos e programas ambientais, em conformidade com as normas e diretrizes dos órgãos regulamentadores e fiscalizadores.
Características da Usina Angra 3:
Com um reator PWR – Pressurized Water Reactor conduzido com Urânio enriquecido fornecido pela Alemanha com uma potência térmica de 3.765 MWt, potência elétrica de 1.350 MWe com uma eficiência térmica de aproximadamente 34% e vida útil de 40 anos.
Uma usina nuclear gera energia térmica. Ou seja, a turbina, que é acoplada ao gerador elétrico, se movimenta com força do vapor da água.
Nas usinas térmicas convencionais esse vapor é obtido através do calor produzido pela combustão do carvão, de derivados de petróleo, do gás ou de biomassa. Já no caso das centrais nucleares, o calor é obtido pela fissão dos átomos do urânio no núcleo do reator.
Usinas como as de Angra têm três circuitos de água inteiramente independentes. Pelo circuito primário circula a água que é aquecida no reator á uma temperatura de 320 graus Celsius( para que a água não entre em ebulição a 100° ela é mantida a forte pressão, por isso o sistema se chama “reator de água leve pressurizada”). Esse aquecimento ocorre em função da liberação do forte calor decorrente da fissão dos átomos de urânio contidos