Usinas Termoelétricas
Usina termoelétrica é uma instalação industrial que, com um conjunto de equipamentos, tem como finalidade produzir energia elétrica pela queima de combustíveis fósseis (como carvão mineral, óleo entre outros) ou outras fontes de calor (como a fissão nuclear, em usinas nucleares) e, combina essa operação diretamente acoplada a um gerador. Os gases de escape da turbina a gás transformam a água em vapor, devido à alta temperatura, o que gera o acionamento de uma turbina a vapor, que atua nas mesmas condições de uma termelétrica convencional. Atualmente existem, no mundo inteiro, 434 centrais em operação com fontes nucleares, grande parte concentrada na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), Ásia e Europa (em especial França e Leste Europeu). Além de 36 novas usinas em construção, em 14 diferentes países. Porém a participação das usinas térmicas nucleares como fonte de energia é pequena comparada com as baseadas em combustíveis fósseis (em especial o carvão) como principal matéria prima, como mostra o gráfico a seguir.
Considera-se que cerca de 60% da energia do mundo é produzida nesse tipo de usina, e 38% do combustível colocado nela torna-se aproveitável como a energia elétrica. Mas, causa um impacto ambiental considerável, ao aquecer água de rios ou mares para resfriamento de turbinas, além de eliminar dióxido de carbono. As maiores usinas nucleares do mundo (em capacidade) ativas ou em construção são:
Usina Nuclear
Capacidade (MW)
País
Kashiwazaki-Kariwa
8.212
Japão
Bruce
7.276
Canadá
Ulchin
5.881
Coréia do Sul
Yeonggwang
5.875
Japão
Gravelines
5.706
França
Zaporizhzhia
5.700
Ucrânia
Paluel
5.528
França
Cattenom
5.448
França
Hamaoka
4.997
Japão
Ōi
4.710
Japão
Fukushima I
4.696
Japão No Brasil, esse tipo de geração de energia representa cerca de um quarto da capacidade do país, concentradas em sua maioria no Sudeste e Norte, porém 70% delas utilizam