Unidade 1 - Introdução ao planejamento e à administração estratégica
Administração Estratégica
Prof. Dr. Gustavo Quiroga Souki
Unidade 1 – Introdução ao planejamento e à administração estratégica
1. Introdução
A intensidade e a velocidade das transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas que vêm ocorrendo nos dias atuais têm criado um ambiente bastante turbulento para as organizações. Tais transformações têm imposto a elas a necessidade de uma ampla reformulação nas suas estratégias e estruturas para que se mantenham competitivas.
A literatura das ciências administrativas tem enfaticamente demonstrado nos últimos anos, que os antiquados modelos burocráticos de gestão, ainda prevalentes em grande parte das organizações e que obtiveram sucesso durante décadas em ambientes mais simples e estáveis, têm apresentado uma série de dificuldades de adaptação a uma conjuntura complexa e mutante, indicando a necessidade de se conceber novas formas de se administrar. De fato, em condições ambientais mais turbulentas, as organizações que utilizam tais modelos, por serem pouco flexíveis e internamente focalizadas, têm mais dificuldades de reagir aos estímulos, comprometendo sua competitividade.
Neste contexto, os cientistas da administração na busca por alternativas que tornem as organizações mais competitivas têm criado uma série de abordagens teóricas. Dentre tais abordagens, pode-se destacar o Planejamento Estratégico e a
Administração Estratégica. Tais abordagens propõem uma visão mais holística da realidade organizacional, salientando a importância não apenas das variáveis internas da organização, mas também do ambiente como fonte geradora de oportunidades e riscos. Nesse sentido, os estudos estratégicos permitiram que as organizações começassem a se preocupar com o seu posicionamento atual, suas decisões e suas ações em função dos seus objetivos futuros.
O presente trabalho objetiva discutir sobre alguns tópicos básicos relativos ao planejamento e a