administração
Uma vez que as iniciativas do OCW, tipicamente, não proporcionam titulação, crédito, certificação ou acesso a instrutores, os materiais estão disponíveis, gratuitamente, sob a forma de licenças livres para uso e adaptação por educadores e alunos ao redor do mundo.
Em Introdução à Administração Estratégica, por meio de um olhar histórico, revisitaremos os caminhos percorridos pelas organizações do planejamento à administração estratégica.
Trabalharemos então com o enfoque sistêmico sobre o processo de administração estratégica, conceituaremos o que é visão estratégica de um negócio, discutiremos a importância do planejamento e analisaremos os modelos de mudança.
Sob esse foco, a disciplina Introdução à Administração Estratégica está estruturada em sete unidades, nas quais foi inserido o seguinte conteúdo... unidade 1 – concepção de planejamento; unidade 2 – enfoque global ou sistêmico; unidade 3 – visão estratégica do negócio; unidade 4 – mudanças de estratégia; unidade 5 – cenário cultural; unidade 6 – auto-avaliação; unidade 7 – encerramento.
Bibliografia
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1987.
Drucker demonstra, neste livro, que criatividade e planejamento são um paradoxo aparente, pois a inovação também exige uma disciplina sistemática. Embora hoje discuta-se muito a personalidade empreendedora, de fato, poucas empresas estimulam o desenvolvimento dessa prática.
FOSTER, Richard N. Inovação: a vantagem do atacante. São Paulo: Best Seller, 1988.
Foster aqui aborda a temática da competição em nível mundial, as inovações tecnológicas e os novos valores, que demandam mudanças rápidas. Na tese enfocada pelo autor, em questões de mercado, a melhor defesa é o ataque, com o uso correto da tecnologia.
LOBATO, David M. Uma visão orientada para a busca de vantagens competitivas. Rio de Janeiro: P. & C. Botafogo, 1997.
Autor desta