administração
Curso de Administração
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
AULAS 7 E 8: 22 e 29 de março de 2012 (quinta-feira)
Fundamentos do Processo Administrativo: Planejamento
1. Fundamentos de Planejamento
Planejamento: “é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades” (SOBRAL; PECI, 2007), ou seja: define o que deve ser feito objetivos; define como deve ser feito planos.
Organizações Planejamento: Objetivos + Planos
Passado ambiente estável necessidade menor de planejamento.
Hoje dinamismo ambiental necessidade maior de se preparar para enfrentar o futuro.
Sem o planejamento, a organização andaria à deriva; é a base de todas as outras funções administrativas.
Objetivos: propósitos, resultados, intenções futuras que as organizações pretendem alcançar ao longo de determinado período de tempo. Especificam os estágios futuros que a organização busca atingir.
Os administradores do topo planejam os objetivos e a estratégia da organização, os gerentes do nível tático estabelecem os objetivos de sua unidade/departamento da organização e os supervisores do nível operacional definem os objetivos para seu grupo de trabalho.
Planos: guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos. Estabelecem os meios para alcançá-los. São a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados, quais atividades devem ser realizadas e quais os meios de controle.
Vantagens e Benefícios do planejamento formal: proporciona senso de direção; focaliza esforços; maximiza a eficiência; reduz o impacto do ambiente; define parâmetros para o controle; atua como fonte de motivação e comprometimento; potencializa o autoconhecimento organizacional; fornece consistência.
Críticas ao