Unidade 1 - gestão de pessoas 08/2012
1) Como o próprio nome já diz, a gestão de pessoas é o ato de gerir uma empresa focando seus colaboradores internos, os próprios funcionários, integrando-os a fim de aumentar sua produtividade, e assim, tornando a “estadia” do mesmo, geradora de resultados “rentáveis”.
2) Na organização qual trabalho, existe um departamento amplo e totalmente exclusivo à gestão de pessoas. Temos treinamento, cursos de EADs, plano de carreira e o incentivo à universidade (custeio de cursos de graduação e pós-graduação). Também contamos com os processos seletivos internos, já que o provimento da função gratificada não é por indicação, mas por elaboração de planos e entrevistas.
3) Quando ambos, colaboradores e organização, recebem algo que beneficiam a ambos. Como na relação de consumo, onde ganha quem vende e ganha quem compra. Nessa situação não seria diferente, pois quando a organização, por exemplo, incentiva/oferece um curso de qualificação. O funcionário ganha por estar mais capacitado e a empresa por ter alguém exercendo tal trabalho com maior produtividade, considerando o curso como o fator de crescimento do aprendiz.
4) (3 ) Acirramento das relações de trabalho.
(1 ) Forte desenvolvimento econômico e tecnológico.
(2 ) Experiências e doutrinas humanistas.
5) Fase Tecnicista – Apesar dos contras, como a adequação dos profissionais para assumir o gerenciamento de pessoa e assim, os antigos chefes de pessoal da fase legal mantiveram-se, sem capacitação adequada, na função, foi nessa fase que os trabalhadores obtiveram um grande avanço na qualidade das relações capital e trabalho. Pois os serviços de treinamento, recrutamento, seleção, cargos, salários e etc, foram adotados pelo setor de RH. Trazendo mais benefícios ao