Unidade 1 Conceitos B Sicos
1.1) Porque estudar Economia?
Você deve estar se questionando porque estudar Economia, sendo que não gosta de cálculos, não entende nada do que os outros falam e por aí afora. Entretanto sem perceber ou até mesmo sem saber, você está inserido em um contexto econômico a partir do momento em que vai às compras ou trabalha, ou seja, você está consumindo e/ou produzindo. Economia não envolve só cálculo, e mostraremos isto durante o curso, você com certeza perceberá que ela é uma ciência social e não exata.
Embora a Economia tenha seu núcleo de análise e seu objeto bem definidos, ela tem intercorrências com outras ciências. Afinal, todos estudam uma mesma realidade, e evidentemente há muitos pontos de contato.
Existe relação da Economia com as seguintes áreas: Física, Biologia, Direito,
Matemática, Estatística, Política, História, Geografia, Moral, Filosofia, etc.
Seja em nosso cotidiano seja através dos jornais, rádio e televisão, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas. Esses temas, já rotineiros em nosso dia-a-dia, são discutidos pelos cidadãos comuns, que, com altas doses de empirismo, tem opiniões formadas sobre as medidas que o Estado deve adotar.Você estudante pode vir a ocupar cargo de responsabilidade em uma empresa ou na própria administração pública, e necessitará de conhecimentos teóricos mais sólidos para poder analisar os problemas econômicos que nos rodeiam diuturnamente.
O objetivo do estudo da Ciência Econômica é o de analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida. Portanto, estudar Economia, envolve um conhecimento extra que você poderá utilizar em todos os momentos de sua vida tanto, profissional, como pessoal.
BEM VINDO!
1.2) Conceito de Economia
A palavra Economia deriva do grego oikosnomos (oikos, casa, e nomos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida:
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo