Roteiro Ensaio De Tra O
Engenharia de Produção
SOROCABA/ SP
2014
1. Introdução
O ensaio de tração é um dos experimentos mais utilizados para avaliar a dureza do material e aceitar as especificações a respeito das propriedades mecânicas dos materiais. O ensaio é muito importante no controle de qualidade da produção. O ensaio consiste em se aplicar a um corpo de prova um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura, como mostra a figura 1.1. Geralmente, é realizado o ensaio num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, onde o ensaio ocorre até a ruptura do material.
Figura 1.1- corpo de prova, antes e depois do ensaio
Sua finalidade é:
•Permitir a obtenção de informações rotineiras do produto – ensaios de controle: no recebimento de materiais de fornecedores e no controle final do produto acabado.
•Desenvolver novas informações sobre materiais – no desenvolvimento de novos materiais, de novos processos de fabricação e de novos tratamentos.
2. Importância do ensaio de tração na industria:
E um método importante para a determinação de vários parâmetros para a caracterização de um material, entre eles podemos citar a tensão máxima que esse material pode suportar quando submetido a tal carga, a tensão de escoamento (quando inicia a deformação plástica) e a tensão de ruptura (quando ocorre a ruptura do corpo de prova), alem de poder ser determinado as deformações elástica e plástica, a partir do gráfico característico desse ensaio (σ x ε) que determina a relação entre a tensão aplicada e o alongamento em uma amostra (corpo de prova) de um determinado material, conforme a figura 1.2.
Figura 1.2. Gráfico Tensão/Deformação
3. Objetivo
O experimento