Unicef
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) foi criado em 11 de dezembro de 1946, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para atender, na Europa e na China, às necessidades emergenciais das crianças durante o período pós-guerra.
Em 1950, o mandato do Fundo foi estendido com a finalidade de atender, em projetos de longo prazo, crianças e mulheres nos países em desenvolvimento. O UNICEF tornou-se parte permanente das Nações Unidas em 1953.
O que significa a sigla UNICEF?
Quando foi criado, em 1946, o UNICEF chamava-se Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância – em inglês, United Nations International Children's Emergency Fund. Ao tornar-se parte permanente da ONU, foi rebatizado Fundo das Nações Unidas para a Infância; no entanto, a sigla original UNICEF foi mantida.
Onde o UNICEF atua?
O UNICEF trabalha em 191 países por meio de programas de país e dos Comitês Nacionais. Atualmente, 88% dos 7,2 mil funcionários do UNICEF trabalham nos escritórios de campo. Existem oito escritórios regionais e 126 escritórios de país. Além disso, o UNICEF conta com um centro de pesquisa em Florença (Itália), um escritório de suprimentos e operações em Copenhague e escritórios em Tóquio (Japão) e em Bruxelas (Bélgica). A sede do UNICEF localiza-se em Nova Iorque (Estados Unidos).
De onde vêm os recursos do UNICEF?
No Brasil, em 2010, 30% dos recursos vieram de nossas alianças corporativas; 27%, de nossa sede em Nova Iorque e dos Comitês Nacionais para o UNICEF; 24%, de doações individuais; e 19% de outras