Uniao europeia
Através do método de observação em campo e do uso pedagógico de entrevistas, imagens fotográficas e mapas, os alunos elaboram um diagnóstico das condições de vida e da situação de saúde da população do seu território de atuação e elaboram propostas de intervenção sobre os problemas encontrados. Essas propostas são construídas ao final do curso pelos alunos, que reunem, analisam e sintetizam as informações que reuniram para determinar situações-problema de saúde.
Etapas do trabalho de campo
Primeira etapa
Informações: Levantamento de informações para o (re)conhecimento das condições de vida e da situação de saúde do território
Saiba mais sobre esta etapa no trabalho de campo dos seguintes módulos: módulo 1 - módulo 2 - módulo 3 Segunda etapa
Decisão: Análise das condições de vida e da situação de saúde, como subsídios para a tomada de decisão, e planejamento estratégico-situacional de práticas de vigilância em saúde para resolução dos problemas identificados.
Saiba mais sobre esta etapa no trabalho de campo do módulo 4 e módulo 5 Terceira etapa
Ação: Estruturação das práticas comunicativas e educativas de promoção e proteção nas áreas de atuação da vigilância em saúde: vigilância ambiental, sanitária e epidemiológica
Saiba mais sobre esta etapa no trabalho de campo dos seguintes módulos: módulo 6 e módulo 7
Atividades de Campo: Refere-se à realização do trabalho de campo em si, considerando todos os aspectos que foram anteriormente planejados, ou seja, esta etapa prende-se à execução do previsto.
Registro dos elementos observados - Relaciona-se à captação de aspectos complementares, sobre o observado e