uniao europeia
A Evolução
1951: A Comunidade Europeia do Carvão e do Aço é criada pelos seis membros fundadores.
1973: A Comunidade passa a ter nove Estados-Membros e desenvolve as suas políticas comuns.
1979: Primeiras eleições directas para o Parlamento Europeu.
1981: Primeiro alargamento mediterrânico.
1993: Realização do mercado interno.
1993: O Tratado de Maastricht institui a União Europeia.
1995: A União passa a contar com quinze membros.
2002: Introdução das notas e moedas de euros.
2004: Mais dez países aderem à União.
Tratados
A União Europeia assenta no primado do direito. Isto significa que todas as suas acções são fundadas nos Tratados, os quais são democraticamente aprovados por todos os Estados-Membros. Os Tratados já assinados foram alterados e actualizados para acompanhar a evolução da sociedade.
Tratado de Lisboa -O Tratado de Lisboa foi assinado em 13 de Dezembro de 2007. Antes de entrar em vigor teve de ser aprovado pelos 27 Estados-Membros. Os seus principais objectivos eram aumentar a democracia na UE em resposta às grandes expectativas dos cidadãos europeus e aumentar a eficácia da actuação da UE e a sua capacidade para enfrentar os actuais desafios globais, tais como as alterações climáticas, a segurança e o desenvolvimento sustentável.
Tratado de Bolonha- O Tratado de Bolonha foi assinado em 19 de Junho de 1999. Desencadeou o denominado Processo de Bolonha é um documento conjunto assinado pelos Ministros da Educação de 29 países europeus, reunidos na cidade italiana de Bolonha. A declaração marca uma mudança em relação às políticas ligadas ao ensino superior dos países envolvidos e procura estabelecer uma, a Área Europeia de Ensino Superior.