Uniao europeia
A União Européia, anteriormente designada por Comunidade Econômica Européia, é uma organização internacional constituída atualmente por 25 Estados-Membros, estabelecida com este nome pelo Tratado da União Européia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existindo desde a década de 1950. A União tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.
A União Européia tem muitas facetas, as mais importantes sendo o mercado único europeu, uma moeda única (adotada por 12 dos 25 Estados membros) e políticas agrícolas, de pescas, comercial e de transportes comuns. A União Européia desenvolve também várias iniciativas para a coordenação das atividades judiciais e de defesa dos Estados Membros.
Tratados
A atual União Européia fundamenta-se juridicamente em 4 Tratados: O Tratado da União Européia e os três Tratados que anteriormente haviam instituído as três diferentes Comunidades.
1. Em Paris, a 18 de Abril de 1951, foi assinado o tratado que institui a comunidade européia do carvão e do aço (habitualmente designado por Tratado CECA). Este tratado caducou em 2001, dado que havia sido assinado por um período de 50 anos.
2. Em Roma, a 25 de Março de 1957, foram assinados os tratados que instituem a comunidade econômica européia (habitualmente designado por Tratado CEE ou por Tratado de Roma);
3. O tratado que institui a comunidade européia da energia atômica (habitualmente designado por Tratado EURATOM).
4. Em Maastricht, em 7 de Fevereiro de 1992, foi assinado o tratado que institui a união européia (habitualmente designado por Tratado da União Européia TUE ou por Tratado de Maastricht).
A Moeda Única: o euro
Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Européia adaptou uma única moeda. A partir de Janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adaptaram ao euro para livre circulação na chamada zona do euro.
Objetivos da