Teoriaburocratica

8991 palavras 36 páginas
Teoria da burocracia: os estudos de Max Weber

Meta da aula

9

Analisar a teoria da burocracia de Max Weber e o fenômeno burocrático nos dias atuais.

objetivos

Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: descrever as características das estruturas burocráticas de acordo com o conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber; identificar as disfunções burocráticas nas organizações da sociedade contemporânea.

1

2

Para acompanhar esta aula, é interessante que você releia os trechos referentes ao taylorismo e ao fayolismo (Aulas 3 e 4, respectivamente). É importante também que você providencie um dicionário.

AULA

Pré-requisitos

História do Pensamento Administrativo | Teoria da burocracia: os estudos de Max Weber

MAX WEBER
Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi professor das Universidades de Friburg e de Heidelberg e dedicou-se aos estudos de Economia, História, Filosofia e Direito. Foi o criador da sociologia da burocracia e ficou famoso pela Teoria das Estruturas de Autoridade. Com a tradução de alguns de seus livros para a língua inglesa, tomou corpo nos Estados Unidos, na área de Administração, a teoria da burocracia.

Figura 9.1: A burocracia normal mente é associada à idéia de papelada.

Você conhece a noção de burocracia na concepção popular? Provavelmente sim. Se perguntarmos a alguém nas ruas o que é burocracia, ouviremos, de maneira geral, a mesma definição. Normalmente ela será associada a papelório, lentidão, corrupção, obediência cega a regulamentos; ou seja, no senso comum, burocracia representa uma organização altamente ineficiente. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema e não ao sistema em si mesmo. Mas há quase um século o alemão MAX WEBER, considerado um dos pais da Sociologia, destacou a necessidade de uma burocracia estatal para o desenvolvimento dos países. Para Weber, o conceito de burocracia é exatamente o contrário desse que se instituiu no senso comum. Seu modelo burocrático

Relacionados

  • Ciências contábeis cpan
    2066 palavras | 9 páginas