UNES
Mecânica Geral
Professor: Luís Salvador Poldi Guimarães
Aluno: Rafael Viçosi Pianissolla
Matricula: 17765
Curso: Engenharia de Produção
Cachoeiro de Itapemirim - Espirito Santo, 2012
Introdução
Este trabalho irá apresentar um pouco sobre os mistérios e segredos que envolvem o submarino da classe Astute. Irá nos informar sobre a engenharia envolvida por traz desta incrível maquina criada pelas mãos dos homens.
O submarino da classe Astute é o que há de mais moderno dentro da marinha britânica. O submarino Astute pode ser utilizado como apoio para os submarinos lançadores de misseis balísticos da classe Vanguard, podendo fazer escolta enquanto os Vanguard se posicionam para um lançamento de misseis estratégicos.
Sua tecnologia, envolvendo o combustível, permite que ele não precise ser reabastecido durante toda sua vida útil. Sua velocidade, quando submerso, pode chegar a 54 km/h e uma profundidade máxima de 300 metros.
HISTÓRIA
O submarino de ataque moderno é usado para três missões principais: Caçar e destruir submarinos inimigos, principalmente os submarinos lançadores de misseis balísticos (SLBM);
Apoio de fogo a artilharia com o uso de mísseis de cruzeiro de longo alcance;
Espionagem e inteligência, enquanto o submarino lançador de misseis balísticos é usado para dissuasão, pois ele pode lançar misseis nucleares de muitos pontos distantes no oceano.
A classe de submarinos Astute representa o que há de mais moderno em termos de submarino de ataque europeu. Essa nova classe de submarinos foi projetados para substituir os antigos submarinos de ataque da classe Swiftsure, pois estes já possuíam tecnologia muito defasada, sendo inviável economicamente a sua modernização.
O primeiro submarino dessa nova classe entrou em serviço em meados de 2009, começando seus testes desde junho de 2007.
ENGENHARIA
O Astute está propulsado por um reator nuclear de água pressurizada Rolls-Royce PWR-2, permitindo que ele