Eficiencia E Eficacia
Como há confusão entre os significados de eficácia e eficiência, fui buscar o significado de cada uma das palavras no dicionário.
Eficácia: virtude de tornar efetivo ou real.
Eficiência: qualidade de algo ou alguém que produz com o mínimo de erros ou de meios.
Segundo Chiaveto (página 23), eficácia significa atingir objetivos e resultados; um trabalho eficaz é proveitoso e bem-sucedido. Eficiência significa fazer bem e corretamente; o trabalho eficiente é um trabalho bem executado.
Eficiência e eficácia são duas qualidades que andam juntas e uma sem a outra não é sinônimo de trabalho bem-sucedido.
Por exemplo, se uma fábrica tiver como objetivo produzir quinhentas mesas por dia, é relativamente simples avaliar se é ou não eficaz na execução deste objetivo: no final de cada dia, teríamos de contar o número de mesas produzidas e verificar se atingem as quinhentas unidades. Se sim, a fábrica é eficaz. Se não, é ineficaz.
No entanto, avaliar a eficiência da produção desta fábrica poderá ser um pouco mais complexo. Teríamos de avaliar a quantidade de recursos consumida. Qual a quantidade de madeira consumida, e qual o consumo energético, a quantidade de desperdícios, a taxa de defeituosos, o custo total da produção, as máquinas e pessoas necessárias para levar a cabo a produção, entre muitos outros fatores.
Para a gestão, é muito importante ser competitivo em termos de eficiência. Se uma empresa é mais eficiente do que os seus concorrentes, ela consegue normalmente produzir a custos inferiores. Além disso, obtém um grande nível de consistência da sua produção, ou seja, produz produtos homogêneos e perfeitos, o que conduz a um aumento da satisfação dos seus clientes.
Por outro lado, a gestão não pode perder de vista o atingimento dos seus objetivos (a eficácia). De nada serve ser eficiente se não se é eficaz. No nosso exemplo, se a empresa for eficiente a produzir apenas cinquenta mesas por dia, os seus objetivos de produção ficarão abaixo do