Umidade e cinzas
ENSAIO DE UMIDADE, CINZAS E AW
Aline Trevisol
Cristina Sommer
Diego Kuhn Kollet
Guilherme A. Paludo
Lúcia Leffa Schwanck
Marcela de Oliveira Duarte
Relatório da prática 1 da disciplina de Bromatologia I do curso Técnico em Química Professor: Lisângela Penz
Lajeado, abril de 2011
1. INTRODUÇÃO
Através do seguinte relatório iremos demonstrar 3 ensaios realizados em laboratório, o ensaio de cinzas onde o seu método baseia-se na determinação da perda de peso do material submetido à queima em temperatura de 550 ºC.
O ensaio de umidade, que é uma analise que pode ser aplicada em todos os alimentos, exceto os que sofram decomposição a temperatura de 130 °C onde ocorre a perda de umidade e substâncias voláteis.
E o ensaio de aW que foi realizado no unianalises usando um aparelho especifico para essa analise.
2.1 OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo, mostrar os métodos de analises de umidade, cinzas e aw, e determinar a quantidade presente de tais em uma determinada amostra.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A porcentagem de umidade do alimento relaciona-se com a quantidade de água disponível nele existente. É possível determinar a quantidade de água que foi removida ou adicionada a um produto quando se tem conhecimento da sua umidade inicial e da nova umidade final (final), após a modificação de seu estado. O teor de umidade corresponde à perda sofrida pelo alimento quando aquecido em condições nas quais a água é removida. Na realidade não é somente a ser removida, mas outras substâncias se volatizam nessas condições. A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas nas análises de alimentos, é ela quem verifica a quantidade de água presente no produto. A umidade de um alimento está relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar as seguintes características do produto:
Estocagem: alimentos estocados com alta umidade irão deteriorar