Umbanda Fatos e Curiosidades e Origem do Brasil sobre o Umbanda
A discriminação iniciada na geografia, estendeu-se para a cor e mais tarde para a cultura. A culminância entre cor, cultura e despatriados fez do negro no Brasil, não um ser invisível como o índio, mas sim, um ser indesejado socialmente.Com tudo o que se afirmou acima, fica fácil percebermos o processo histórico que culminou na demonização das religiões de matriz africana, dentre estas, nosso objeto de estudo – a umbanda. As tendas umbandistas ligadas as tradições africanas, até os dias atuais são consideradas demoníacas.
Importante ressaltarmos a raiz negra da umbanda, visto que no decorrer de nosso estudo, perceberemos o equivoco histórico que atribuiu o surgimento da umbanda a uma dissidência do espiritismo kardecista, ou seja, como se esta tivesse como único idealizador o individuo branco. Fato este que gerou fortes debates e as mais distinta interpretações, vejamos algumas delas :
“Leal de Souza deixa registrado que a Umbanda nasceu á margem de uma mesa kardecista, com o Caboclo das Sete Encruzilhadas, sendo uma religião brasileira. “
“Maria Helena Cancone afirma, que a Umbanda é uma religião brasileira e a cultura africana foi apenas mais uma das matrizes, que contribuíram entre outras. “
Como podemos observar, as falas de ambos os autores, atuam em um campo que busca desconstruir, ou antes, deixar de reconhecer a Umbanda como religião de matriz Africana, fato este inteiramente relacionado ao processo de “embranquecimento” pretendido pela sociedade brasileira do final do século XIX e inicio do