Kant
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- UFAL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
RAYLINNE CYBELLE BARROSO DA SILVA
IDEIA DE UMA HISTÓRIA UNIVERSAL DE UM UNIVERSO COSMOPOLITA
MACEIÓ
2014
RAYLINNE CYBELLE BARROSO DA SILVA
IDEIA DE UMA HISTÓRIA UNIVERSAL DE UM UNIVERSO COSMOPOLITA
327279091440Trabalho referente à disciplina de Introdução a filosofia 1º Período, do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Ufal Campus A. C. Simões, orientado pela prof.ª Ruslane Bião, para fins avaliativos.
00Trabalho referente à disciplina de Introdução a filosofia 1º Período, do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Ufal Campus A. C. Simões, orientado pela prof.ª Ruslane Bião, para fins avaliativos.
MACEIÓ
2014
Kant inicia o texto, mostrando o aspecto metafísico das ações humanas, como também, dos acontecimentos naturais como sendo originados pelas “leis naturais universais”. A sociedade na visão desse filósofo era como um Universo desordenado, onde os corpos que a integram viviam em desarmonia. E Kant adverte sobre a impossibilidade de mensurar a influência da “livre Vontade dos homens”, que não estão submetidos às regras; mesmo que estatísticas demonstrem que tudo acontece segundo “leis naturais constantes”. Os homens em geral, não agem instintivamente como os animais, e nem como moderados cidadãos determinados a planejar sua história. Nesse ponto, Kant manifesta um desprazer em observar a conduta da humanidade no cenário mundial, alegando que mesmo aquilo que parece grande Sabedoria na humanidade, não passa de tolices, “caprichos pueris” e “maldades infantis”. Na posição de filosofo a obrigação é, segundo Kant, descobrir no curso absurdo das coisas humanas, uma intenção da natureza, para criaturas que agem sem plano próprio.Daí, sua proposta de encontrar para espécie humana um fio condutor de uma história que se realiza segundo um plano determinado da natureza. Por fim, Kant conclui sua introdução citando Kepler e Newton