uma verme
Na língua inglesa também há suas regras. Existem os verbos regulares e os irregulares (regular and irregular verbs) cujo passado escreve-se de maneiras diferentes.
Por exemplo, quando queremos dizer I worked yesterday (eu trabalhei ontem) bata acrescentar ED ao final do verbo. E se quero dizer I have worked every day (eu tenho trabalhado todos os dias), usando um particípio do passado, num verbo regular, basta acrescentar ED no final também.
Verbos regulares
Então para fazer o SIMPLE PAST (passado simples) e o PAST PARTICIPLE (Particípio do Passado) dos verbos regulares em inglês basta acrescentar ED no final do verbo. Mas observe:
Os verbos terminados em “y” precedidos de consoante trocam o “y” por “ied”:
Study – studied
Carry – carried
Os verbos terminados em consoante + vogal + consoante, sendo tônica a última sílaba, dobra-se a consoante e depois recebem “ed”:
Stop – stopped
Permit – permitted
Occur – occurred
Verbos como: develop – developed; listen – listened; open – opened, não tem a sílaba dobrada, porque a sílaba tônica não é última.
Exemplos de frases no Simple past e Past Participle dos verbos regulares:
a)Levi-Strauss invented the blue jeans. (Lévi-Strauss inventou a calça jeans azul)
b)The girls and boys danced the rock-and-roll in the fifties. (As meninas e os meninos c)dançaram rock-and-roll nos anos cinquenta)
d)This is not allowed (Isto não é permitido).
Verbos irregulares
Mas existem verbos que para fazer o simple past e o past participle não recebem ED no final, e sim outras terminações, que não seguem uma única regra e há uma lista enorme destes verbos, os quais são escritos de formas diferentes. Esses são os chamados verbos irregulares.
Exemplo de frases no Simple Past e Past Participle dos verbos irregulares:
a)I was at home yesterday. (Eu estive em casa ontem)
b)I have been very busy lately (eu tenho ficado muito ocupado ultimamente).
c)A melhor forma para saber se um verbo é regular