Uma verdade incoveniente
Autor: Adriano Douglas
O documentário “Uma verdade inconveniente” sobre palestras referentes ao aquecimento global proferidas por Al Gore que tem por finalidade sensibilizar pessoas em todo o mundo para a questão ambiental, tomando como tema central, o aquecimento global.
Al Gore expõe diversos momentos de sua vida pessoal que retratam fatos que o fizeram despertar para o tratamento dado pelo homem ao planeta terra, o que o remeteu a se preocupar com a conservação do meio ambiente, os fatos rememorados por ele são, o câncer de pulmão que vitimou sua irmã, em função do uso de cigarros, o acidente de carro, quase fatal, que sofreu seu filho e o seu fracasso nas eleições de 2000, para presidente dos Estados Unidos da América.
O documentário gira em torno do derretimento das geleiras do Ártico, das mudanças climáticas no planeta, as inundações em contraste com as secas, demonstrando de forma didática através de pesquisas cientificas e utilização de vários gráficos, a crise global.
A sua apresentação responsabiliza todos os homens pelas mudanças desastrosas do clima, em função da poluição causada pelo homem, que tem agredido a atmosfera e demonstra que o aquecimento global é uma questão econômica e política.
Outro aspecto tratado no documentário é a biodiversidade, Al gore alega que o homem vem destruindo a fauna e a flora de forma irresponsável de tal forma que com mais alguns poucos anos não teremos mais com ter acesso a uma floresta.
Baseado no documentário e em pesquisa sobre o tema podemos perceber que as políticas públicas estão hoje longe do ideal, que o discurso está corretíssimo enquanto que o comportamento social está severamente destrutivo, muito embora as políticas públicas venha contribuindo para o fortalecimento de um sistema de proteção ambiental no Brasil. É sabido que as agências estaduais de meio ambiente atuam com poucos recursos, e dissociadas das demais políticas.
Em relação aos problemas ambientais que tem