Uma prova de amor
Nesse texto mostra como os espermas são: alguns com cabeça pequena e cauda cumprida; outros têm cabeça oval, dupla, em forma flecha, de alfinete, de remo e de charuto. Sua cauda é reta, enrolada, dupla, curta, longa etc. Sabe-se que eles trazem os genes do pai na sua cabeça.
O texto A estratégia dos espermatozoides, inferioriza a mulher, pois fica implícito que para se gerar um embrião necessita-se mais do homem (esperma) do que a mulher (óvulo), visto que ele não usa nem três parágrafos para explicar a etapa feminina, qualificando, explicando e exemplificando o gameta masculino.
Já o livro de Simone De Beauvoir, logo no início da página trinta e dois do capítulo um, afirma que “espermatozoides e óvulos resultam de uma evolução de células primitivamente idênticas”. Contudo no texto de Drauzio mostra que os espermas são desiguais, se opondo totalmente nas ideias.
Simone toma como base o processo de fecundação do gameta masculino e feminino, para posteriormente chegar ao assunto principal do livro que é como macho ou fêmea terminam por serem escravos de sua espécie.
Percebe-se também nesse capítulo que o gameta masculino e feminino são iguais na hora da fecundação, ou seja, não há papéis passivos e agressivos, porém Varella afirma totalmente o oposto dessa ideia que o espermatozoide tem o poder de passividade, ou seja, ele é