Uma proposta metodológica de interpretação da fotografia como fonte histórica
Cauhê Sanches Pereira
Especialização em Fotografia
Profa. Dra. Simonetta Persichetti
Estética da Fotografia
2014
Resumo
Este trabalho propõe um aporte teórico e uma metodologia analítica para serem utilizados na interpretação das fotografias do projeto “Museu da Família”, que tem como propósito o resgate e manutenção da memória histórica da região Norte e Noroeste do estado do Paraná. Primeiro entraremos um pouco na história e proposta dos idealizadores do projeto, depois serão expostos conceitos acerca de memória e fotografia e a metodologia a ser utilizada.
Palavras-chave: Fotografia, Memória, Análise Iconográfica, Interpretação Iconológica.
Introdução
Este trabalho propõe amparar teoricamente o “Museu da Família”, que tem como propósito o resgate e manutenção da memória histórica da região norte e noroeste do estado do Paraná.
O objetivo deste trabalho é propor um aporte teórico e uma metodologia analítica que possibilite que os entrevistadores do projeto pensem a fotografia como memória a fim de extrair delas informações que sejam de fato relevantes sobre a história dos retratados.
Primeiramente será levado em consideração o papel da memória – suas lembranças e esquecimentos - na constituição da identidade para poder expor um escopo de interpretação dessas imagens fotográficas não apenas como sendo uma mimese da realidade, mas como uma trama nutrida de ficções e representações.
O objeto de estudo será um museu virtual que ainda não está em operação, mas já está em fase de implantação em algumas cidades, ponto que pode ser ainda mais contributivo para a aplicação da metodologia proposta neste trabalho. Sua plataforma foi projetada para receber arquivos digitalizados de fotografias, vídeos e áudio. Mas o recorte será feito somente nas imagens fotográficas por