Uma Perspectiva da Educa o Superior no Brasil
Docente: Maria Aparecida Lopes
Discente: Guilherme de Oliveira
Matricula: 201501605
Uma perspectiva da educação superior no Brasil
Anízio relata que “não se trata da organização formal do ensino superior, nem mesmo dos fins proclamados na abundante legislação que rege esse ensino”. No mundo há uma grande diversidade de ensino que constitui um exemplo de caráter inovador e criador da universidade.
Com relação ao modelo de escolas superiores, Texeira nos mostra que o ensino superior constituía uma província isolada em perfeito estado de alienação cultural, fala também que a universidade veio no intuito de modernizar a educação, o ensino, o âmbito social e etc. Pois a cultura brasileira era influenciada pela educação europeia, tornando-se alienada por um conhecimento que não fazia parte da cultura brasileira real.
A partir da década de 30 inicia-se aas implantações das primeiras universidades. No Brasil, essa época es escolas começaram a implantar um método em que considerava o reitor acima do diretor, e tendo a visão do professor como base para a disseminação do ensino do país.
Anísio dizia que era possível ter a liberdade de ensino e a de aprendizado ao mesmo tempo.
O molde profundo do ensino superior era o de profissionais independentes, cuidando do ensino superior era o de profissionais independentes, cuidando simultaneamente dos estudos universitários.
A expansão da matricula da universidade resultou na geração de vagas no ensino público, multiplicando assim as escolas, portanto, nessa época inicia-se o aumento dos profissionais nas áreas empresariais de industrialização e economia.
O autor mostra o tempo dele como professor, a comunidade dos professores não chegava a existir do segundo ano em diante, é um membro de uma comunidade, mas perfeitamente convencido do privilégio que representava estar naquele local. A nova função do professor na nova estrutura planejada está em que não vejo a necessária ênfase do novo professor