uma nova introdução a psicologia por fiqueredo
1-Quais as dificuldades envolvidas na criação de uma nova ciência e, especificamente, na elaboração de uma psicologia científica?
As dificuldades envolvidas na criação de uma nova ciência são a definição de uma metodologia eficiente e que traga resultados sempre sistemáticos, e um objeto de estudo bem definido. No caso da psicologia, existia uma grande dificuldade para aceitar o seu objeto de estudo pois ele era a subjetividade: algo imaterial, por isso, no momento histórico a qual a ciência aclamava por seu cientificismo não aceitava objetos de estudo que fossem meta-material.
2-Como você vê a questão da independência da psicologia e das suas relações com as demais ciências? justifique sua resposta.
A psicologia não é independente, assim como tem suas matérias cernes, como a fisiologia: que estuda a parte física do corpo humano e suas estruturas e a filosofia: que estuda o pensar humano. Se complemente com diversas outras áreas do conhecimento, por exemplo, a psicologia quando atende um indivíduo pode necessitar das ciências sócias para compreender este indivíduo no seu meio social ou das ciências medicinais para solucionar qualquer problema de ordem física deste sujeito.
Capitulo II
1-Em que condições a experiência da subjetividade privatizada se aprofunda e generaliza? Porque isso ocorre? Quais são para você, nas nossas atuais condições de vida, os fatores socioculturais que propiciam a privatização da experiências? Exemplifique.
Quando as há a desagregação de antigas tradições e costumes, a perda de referências religiosas ou coletivas esses fatores de construção de subjetividade estão fracos. Porque quando o homem passa a se questionar e tomar suas próprias decisões ele desconstrói referencias antigas. Então o homem constrói sua subjetividade baseado em novas referências internas. Por exemplo, na atualidade, o homem não é obrigado aceitar e se adaptar as tendências tradicionais, isso faz com que ele busque novas tendências e ideias. Assim