Uma nação unida
Aluno: Antonio José Fernandes Vale Júnior
Sala: 08
• Semana 01
Caso 01
R= O estudo da sociologia judiciária é de extrema importância para que o legislador compreenda as necessidades e clamores da sociedade podendo assim criar normas mais eficazes para o ordenamento do povo em geral.
Caso 02
a) R= A norma jurídica deve ser interpretada pelos operadores para que se aja o bem comum. Um bem positivo para a sociedade. Devendo analisar todo o contexto em que vive.
b) R= A primeira sentença. Pois o Art. 5º afirma que o juiz deverá atender aos fins sociais. E a SJJ se faz presente na construção da interpretação do legislador, já que ela forma um conjunto de valores pessoais.
QUESTÃO OBJETIVA
R= LETRA D
• Semana 02
Caso 01
R= Neste caso específico, os policias habilitados em mediação buscam implementar as leis e normas oficias, procurando excluir desta sociedade as regras antes impostas pelo tráfico. Já a conciliação se dá em casos já existentes ajuizados. Onde haverá presença de um conciliador ou de um juiz para solução do conflito.
Caso 02
R= Arbitragem. Ela é uma forma técnica extrajudicial de conflitos, sem a interferência do judiciário. Sendo que um terceiro imparcial decide o conflito, tendo assim grandes vantagens.
QUESTÃO OBJETIVA
R= LETRA E
• Semana 03
Caso 01
R= Há na favela um monismo, sendo que a supremacia do poder está na mão dos milicianos, se transformando em uma força paralela ao estado, onde a população aceita esta forma de poder. Havendo um regresso no direito do cidadão.
Caso 02
R= Letra B. Da escola pluralista.
• Semana 04
Caso 01
a) R= A combinação de voto distrital com proporcional; parte dos deputados seriam eleitos em distritos uninominal, e parte deles seriam eleitos em votos proporcionais (provavelmente em listas fechadas mas também possível e, lista aberta).
b) R= Voto Distrital Uninominal, cada estado é dividido em uma certa quantidade de distritos. Cada distrito elege