Uma metodologia para analise da concorrencia
A estratégia competitiva é desenvolvida através de uma análise detalhada da concorrência. O objetivo dessa análise é verificar as possíveis mudanças estratégicas que cada concorrente possa vir a adotar, os movimentos estratégicos viáveis que e a reação de cada concorrente ao conjunto dessas alterações. Uma análise detalhada da concorrente às vezes na prática não é feita de forma completa, essa análise requer uma grande quantidade de dados, sendo que muitos não são fáceis de encontrar, portanto, a falta de boas informações torna difícil elaborar uma análise sofisticada da concorrência.
Existem quatro componentes diagnósticos para uma análise da concorrência: metas futuras o que orienta o concorrente a todos os níveis de administração, estratégia em curso que é a maneira que o negócio está competindo no momento, hipóteses sobre si mesmo e o concorrente e capacidades que define tanto os pontos fracos quanto os pontos fortes. As organizações desenvolvem ao menos uma relação às estratégias do concorrente e relação aos seus pontos fortes e fracos e uma menor atenção às metas futuras e as hipóteses que ele mantém sobre sua própria situação e sobre a natureza da indústria. O entendimento desses quatro componentes permitirá uma previsão do perfil de respostas do concorrente, por exemplo, quais as prováveis mudanças estratégicas que o concorrente fará e onde o concorrente é vulnerável.
Os componentes da análise da concorrência.
Todos os concorrentes importantes existentes devem ser analisados e também os concorrentes potenciais que possam fazer parte desse cenário, por exemplo, indústrias que possam vir a superar barreiras de entrada de um modo particularmente barato. Outra análise é tentar prever prováveis fusões ou aquisições entre concorrentes estabelecidos, uma fusão pode conduzir um concorrente fraco a uma posição elevada e fortalecer ainda mais o concorrente poderoso.
Metas Futuras.
O conhecimento das metas