Uma mente brilhante
Resumo do filme :“Uma Mente Brilhante”
A história do filme “Uma Mente Brilhante” se baseia na biografia de John Nash, matemático brilhante, extremamente competitivo, esquizofrênico e obsessivo por desenvolver uma ideia original que lhe conferisse prestígio e reconhecimento no meio acadêmico.
O filme começa com a ida de Nash para a faculdade de Princeton como bolsista e lá, embora tenha seu talento e inteligência reconhecidos por todos, é pelo seu comportamento estranho, arrogante e egocêntrico que fica conhecido entre seus colegas de faculdade. Já na faculdade sua esquizofrenia dá sinais através da aparição de um amigo chamado Charles, que se tornaria seu maior e melhor amigo e incentivador, e posteriormente da sobrinha deste, ambos frutos de sua imaginação. Não querendo ser como os outros, um simples aluno, se empenha em um objetivo de desenvolver uma ideia que o consagre e lhe dê prestígio e reconhecimento, o que acontece com o desenvolvimento de uma teoria que proporcionou, anos mais tarde, o prestígio e reconhecimento que tanto almejava com a conquista do prêmio Nobel de Economia.
Após se graduar começa a trabalhar como pesquisador e leciona na faculdade onde conhece sua esposa, Alicia, uma jovem que o admira pela sua inteligência, eles se casam e tem um filho. Na mesma época faz alguns trabalhos para o governo e conhece um agente secreto chamado Willian que o alocava em missões de decifração de códigos no período da guerra fria. Sua paranoia e esquizofrenia se agravam porque além de imaginar o agente Willian e as missões, passa a acreditar estar sendo seguido e sempre em perigo. Contudo sua esposa decide interná-lo, onde passa por diversos tratamentos psicológicos, inclusive eletrochoques, não surtindo o efeito esperado considerando que as alucinações persistiam.
Com o passar do tempo Nash passa por vários desafios contra sua doença, inclusive deixando a tomar a medicação porque acreditava que esta