Uma Historia sem fim, seculo XX no Brasil
1. O que o autor Gombrich descreve sobre a ideia de escrever “A História da arte até os dias de hoje” exemplificando Van Gogh, Cezanne, Gaugim. Comente sobre o assunto:
- a História da arte, na ótica dele, é uma historia sem fim, que se renova a cada tempo, pois todo o artista, vira parte dela, após muito tempo de sua existência. Seu valor e a influência de suas obras, são notadas apenas quando de fato a história é observada no futuro. Exemplo disto foram Van Gogh, Cezanne e Gaugim, considerados loucos e desconhecidos pela sociedade de sua época. Hoje despontam como ícones.
2. Fale sobre a pintura chinesa descrita por Gombrich:
- A pintura chinesa, era descrita por ele, como exemplo de perfeccionismo de seus artista, que buscavam na dedicação do uso do pincel e excelência da arte, notada nas cores aplicadas sobre a seda, pinturas perfeitas, e na caligrafia, que revelava além de beleza, a perfeição e perícia dos artistas dedicados.
3. O que Gombrich diz a respeito da “op-art”?
- a op-art era um movimento que usava efeitos óticos de cor e forma, que chamavam a atenção na época, pela variedade de sensações aplicadas a obra. Porém não era o único movimento a época, apesar de despontar pelo interesse de vários artistas pelo movimento, outros tantos usavam outras técnicas que causavam grande destaque.
4- Comente o papel da fotografia como rival da pintura, segundo Gombrich, e o trabalho do fotografo Henri Cartier Bresson.
- a fotografia era considerada maldita pelos professores de arte, pois se contrapunha a arte, mas o trabalho de Henri, provou que era possível ter arte ao clicar, escolhendo o bom momento da foto, dando plasticidade ao trabalho, na epoca, fez grande sucesso fotografando momentos da vida italiana.
5- Sintetize o modernismo e o pós-modernismo.
O modernismo, foi um movimento que foi contra tudo que era tradicional na epoca, na arquitetura o funcionalismo foi a base de diversas contruções,