sustentabilidade de empresas
Fernando Alves
Prof: Silvionei Zontag
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Processos Gerenciais (EMD0246) – Pratica modulo III
13/11/2012
RESUMO
Nos últimos tempos, o mundo esta passando por um processo de mudança muito rápido e grande, no qual as empresas que não se prepararem ficarão literalmente a mercê do fracasso e da sua extinção. É por meio da gestão financeira que se têm informações precisas e bem definidas para solucionar problemas que venham a influenciar no setor financeiro e demais áreas de uma empresa, portanto uma boa administração do capital de giro é parte fundamental para a perpetuação da empresa no mercado.
Palavra-chave: Fluxo; Caixa; Capital.
1 INTRODUÇÃO
Uma boa gestão financeira funciona como uma espécie de termômetro do seu negócio, mostrando mês a mês se o negócio está saudável ou não e indicando as ações e tomar.O sucesso de qualquer empresa depende também das condições em que são administrados os recursos diretamente relacionados com o capital de giro. No momento atual, a maioria dos pequenos negócios está encontrando dificuldades para sobreviver em virtude da ausência de capital de giro próprio para movimentar as atividades operacionais da empresa, e quando conseguido, apresenta altos custos financeiros que comprometem os resultados das atividades.
2 CAPITAL DE GIRO: UM DESAFIO PERMANENTE
Boa parte dos esforços do administrador financeiro típico é canalizada para resolução de problemas de capital de giro formação e financiamento de estoques, gerenciamento das contas a receber e administração de déficits de caixa.
O capital de giro representa, em média, 30 a 40% do total dos ativos de uma empresa. O capital permanente tem um peso maior sobre o total dos ativos, atingindo entre 60 e 70%. Apesar de sua menor participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço do administrador financeiro maior do que aquele