UMA FABRICA SEM FUMAÇA
Dentre as quatro fases da logística, onde temos a primeira baseada na Atuação Segmentada, a segunda na Atuação Rígida, a terceira na Integração Flexível e por ultimo a quarta que corresponde Integração Estratégica. Pode-se afirmar que a Li & Fung faz parte desta ultima, pois foi em busca da diferenciação de seu serviço e da integração com seus parceiros ao idealizar o novo conceito de manufatura dispersa, de forma abrangente e cobrindo toda a cadeia de suprimentos, tratando estrategicamente as questões logísticas como, por exemplo, ao usar variadas informações que são diariamente trocadas entre a empresa, fornecedores e clientes para observar o andamento dos “serviços”, fazendo também a abertura do portal lifung.com competindo ainda mais com as empresas tradicionais que de alguma forma eram suas concorrentes.
2) As operações da LI & Fung se enquadram dentro dos modernos conceitos de gerenciamento da cadeia de suprimentos? Por quê?
Com certeza, pois trabalhando com Suplly Chain Management, a Li & Fung passou a usar a estratégia para obter uma maior integração nos processos comerciais e industriais, partindo do fornecedor inicial de matérias-primas e terminando nas mãos do consumidor final, de uma forma mais observada dos métodos usados, transporte, custos, estoques, parceiros certos, enfim, de todos os parâmetros até chegar a uma satisfação dos objetivos organizacionais relacionados, e essenciais ao modelo de “manufatura dispersa” escolhido pela empresa.
3) Poderíamos classificar a Li & Fung como uma manufatura? Por quê?
Sim. Pois um conceito moderno de manufatura se refere a indústria de transformação, onde as matérias- primas são transformadas em um produto industrializado e pronto para venda. A Lin & Fung tanto em sua segunda fase, em que a empresa monitorava e planejava o trabalho de seus fornecedores , a fim de garantir