Uma breve introdução ao esporte antigos na china
A China é conhecida como um país antigo, com uma civilização de milhares de anos de idade. Mas poucas pessoas sabem que o desporto na China reivindica uma história tão longa e honrosa como a civilização do país. Relíquias antigas que foram ligados à terra indicam que as pessoas na China à 4.000/10.000 anos atrás, já sabiam como fazer exercícios físicos para melhorar as suas próprias capacidades. Actividades físicas como shejian (flechas) e juding (levantamento de metal tripés), foram realizados anteriormente à Dinastia Zhou (c 1066 - 771 aC) e podem muito bem ser comparadas ao que chamamos hoje de desportos.
Durante vários milénios da história chinesa, os desportos na China cresceram com bom e tambe´m acompanhadas de desenvolvimento econômico, político e militar. Uma grande variedade de actividades desportivas eram praticadas de maneiras diferentes, e em momentos diferentes. Os efeitos para que serviam podem ser classificadas nos seguintes grupos: 1. Espetáculo e Entretenimento Desportivo: como esgrima e touhu (atirando flechas em jarros de vinho) da Primavera ao Outono (770-221 aC), cuju (futebol) e baixi (acrobacia) da Dinastia Han (206 aC AD-220), jiju (polo) da Dinastia Tang (618-907) e bingxi (jogos no gelo) da dinastia Qing (1644-1911). Caça, que é apenas para diversão, também se enquadra nessa categoria.
2. Exercicios para manter a forma física: atividades como daoyin (exercícios físicos e respiratórios combinados com auto massagem), da dinastia Han, e todos os tipos de vida tradicional preservar exercícios que foram proferidas para este dia.
3. Várias formas de treinamento físico para fins militares, como arco e flecha e charioteering na dinastia Zhou do Oeste e corridas de longa distância nos acampamentos do exército da dinastia Ming (1368-1644).
Havia também exercícios para dois ou mais dos objectivos acima referidos. Juélì (wrestling) e wushu (artes marciais), por