Uma Breve História do Trombone em Pernambuco
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Departamento de Música
Programa da Pós-Graduação em Música
Tópicos em Literatura Musical I – Prof. Heloisa Muller
Uma Breve História do Trombone Em Pernambuco
João Evangelista dos Santos Neto
João Pessoa/PB
Maio de 2008
Uma História do Trombone em Pernambuco
1. Apresentação
Segundo Fubini, a música instrumental na Europa, tímida ainda durante o século XVI, “forja seu caminho lentamente – quase que entre as dobras e os interstícios do melodrama”. Assim caminhou a música instrumental, que ganhou forma e força após a modernização e padronização dos instrumentos e as divisões dos instrumentos em famílias e naipes ao longo dos séculos.
O trombone de vara, Instrumento da família dos metais, surgiu na Europa, na região dos franco-flamengos, em meados do século XV. Inicialmente chamado de Sackbut (Sacabucha), por causa do ato de empurrar e puxar sua vara retrátil para se executarem as notas, foi o primeiro instrumento de metal a conseguir realizar a escala cromática. Era utilizado principalmente nas igrejas e também tocava-se esse instrumento em grupos de sackbuts ao ar livre, onde se tocavam danças renascentistas.
Foi amplamente utilizado no período Barroco, com Giovanni Gabrielli e no barroco tardio com Johann Sebastian Bach, que o utilizou em 15 de suas cantatas, como instrumento de acompanhamento às vozes. Havia inicialmente quarto tipo de Sackbuts, Soprano, contralto, tenor e baixo, assim como as vozes humanas, porém a modernização desses instrumentos fez desaparecer o trombone soprano, ficando apenas o alto, como instrumento utilizado para o agudo, enquanto que os trombones tenor e baixo passaram a ser mais amplamente utilizados. Sabe-se que o trombone contrabaixo ou "Cimbasso" de forma igual a do trombone tenor, a uma oitava inferior deste, foi construído por Giuseppe Verdi para obter maior